domingo, junho 10, 2012

LEITURA, ESTE MAL MODERNO!

Quem me conhece há muito tempo, sabe que ler para mim é uma necessidade. Leio em ônibus, nas filas, no restaurante, em qualquer lugar, dada a oportunidade. Isso ocorre desde que eu aprendi a ler (um hábito que não cultivo mais é o de andar lendo. Já li muitos livros no caminho de casa para escola e vice-versa durante o ensino fundamental e o médio). Curiosamente, quase sempre há alguém para me alertar dos malefícios da leitura. A seguir, alguns que eu conheci ao longo de uma vida de vício.

Ler muito, em qualquer situação, leva à loucura (Sempre há um caso de algum conhecido que enlouqueceu de tanto ler e/ou estudar). Ler no ônibus causa deslocamento de retina, miopia ou algo que o valha, cansaço mental, enjoo, dor de cabeça e mais uma infinidade de males que não me lembro mais. Ler enquanto se come provoca... hmmm, ninguém sabe. Sempre que alguém me diz isso, pergunto o que provoca, mas ninguém nunca respondeu. É uma informação passada de geração a geração, mas que não tem base em dados concretos (Um dia eu acho que saberei. As dicas da vovó estão sempre certas. Sempre!!!).

A leitura também é um vicio. Há aqueles que recorrem a ela de forma ocasional, por curiosidade ou como uma diversão momentânea, mas há aqueles como eu que são viciados pesados, que perdem horas de suas vidas, se perdem em devaneios e se esquecem do mundo ao seu redor com um livro em mãos. Junkies, todos eles!

Além destes malefícios, o hábito de ler é reconhecidamente chato. Ver televisão, seja para assistir a novela ou ao BBB, gera mais prazer e menos esforço do que ler um livro (Não para mim, senhor ou senhora, não para mim).

As campanhas para livrarem os jovens desse mal estão tendo resultados positivos. O número de analfabetos funcionais cresce cada vez mais, tanto os provenientes de escolas públicas quanto de particulares. É fácil ver isso em qualquer coluna de comentário de blogs, revistas ou jornais, em várias postagens de redes sociais, em vários textos e provas que os professores são obrigados a corrigir. Muitos tentaram e ainda tentam me persuadir a abandonar este hábito nefasto, mas por enquanto nada surtiu efeito. Será que meu destino é ler até perder o pouco de juízo que me resta? Até morrer com o cérebro cheio de letrinhas? Só o tempo dirá...

Um comentário:

Agitador Cultural disse...

Bela postagem. O assunto é consenso, mas o que me chamou atenção foi o fato dos comentários em blogs e redes sociais. Há alguns anos eu comecei a perceber que os debates e comentários em boas comunidades no extinto (?) orkut começaram a desaparecer. Lá haviam boas comunidades com debates interessantíssimos e ao longo do tempo a qualidade foi caindo desastrosamente. Fui percebendo que os bons debates e tópicos haviam ficado em 2007, por aí. O mesmo passei a constatar nos comentários de blogs e hoje temos o que temos no facebook. Um conjunto de pessoas sem nenhuma leitura que postam bobagens o dia todo porque não tem nenhum assunto interessante a dabater ou postar.