domingo, abril 05, 2009

Desafio Cumprido!

Aceitando o desafio que o Rodrigo me passou, de postar uma frase inteira de uma página de um livro que esteja à mão:

"Diz o senso comum que os índios eram unha e carne com anatureza, respeitando-a e contendo-se diante dela, magicamente sintonizados com ela, firmesna prática de um gerenciamento cuidadoso, para não estragar seu estoque de caças."

Pra quem ler não ficar boiando, eis a continuação:
"Sítios arqueológicos deixam dúvidas sobre esses mitos consoladores. Enquanto os lobos matam geralmente animais vehos ou muito jovens, os alces mortos pelos índios costumavam estar na força da idade. (...) Sabemos que em toda a América do Norte a caça encontrada pelos homens brancos era surpreendentemente escassa, exceto nas terras disputadas por duas tribos (nas quais a guerra prejudicara a caça)."

As Origens da Virtude - Um Estudo Biológico da Solidariedade, de Matt Ridley, Ed. Record, 2000, pág. 245.

A premissa do livro é bem interessante: Se somos egoístas, como conseguimos construir uma sociedade onde há a cooperação de indivíduos? Neste capítulo específico, ele detona o mito do índio ecológico e do homem primitivo em comunhão com a natureza, coisa que eu defendia há muito tempo. O mamute que o diga...

Um fato interessante que eu descobri lendo esse capítulo: A famosa carta do Chefe Seattle na verdade foi escrita em 1971, por um roteirista chamado Ted Perry, para um especial de TV. O discurso real continha palavras de agradecimento do Chefe pela solidariedade do grande chefe branco (o Presidente Americano FRanklin Pierce, em 1854) por se oferecer em comprar suas terras.
Mais um mito que deu tilt...

Nenhum comentário: